EI-11

EI-11 Professora Elaine

Semana da Alimentação Saudável. 

Envolvemos o nosso bairro, na Semana de Alimentação, reproduzindo a Feirinha da Pavuna e dançando a música de Jovelina Pérola Negra, que hoje nomeia a Lona Cultural da Pavuna. 
Realizamos muitas atividades integradas:
Manuseio e escrita espontânea do nome dos alimentos.
Confecção da maçã na garrafa pet. 
Trabalhamos os sentidos através de atividades lúdicas com os alimentos. 
A linguagem matemática nas brincadeiras com a feirinha utilizando dinheiro de brinquedo. 
Diálogo sobre a importância da alimentação saudável. 
Apresentação da peça Chapeuzinho Vermelho e degustação da salada de fruta.




 














2014

Turminha do EI participando da festinha...


Para introduzir o assunto de cuidado e preservação dos animais, conhecemos as obras de Romero Britto e fizemos uma releitura das suas pinturas que retratam os animais.
PEI Daniele

A LEITURA DE IMAGEM E SUAS VISUALIDADES
Na infância, as imagens disponibilizadas cotidianamente, através dos meios de 
comunicação e da tecnologia virtual, acabam se tornando as principais referências para 
que as crianças elaborem seu imaginário e construam suas representações de imagens. A 
ilustração, o desenho animado, a história em quadrinhos e a propaganda, por exemplo, 
são representações que se tornam quase realidades na vida das crianças.
Historicamente, na prática educativa, as artes visuais na educação infantil 
apresentavam as seguintes realidades pedagógicas: livre expressão, cópia e reprodução.
Porém, a mudança de visão com o desenvolvimento de estudo nessa área, como também 
na educação infantil, vem mostrando que essa linguagem desenvolve os aspectos 
cultural, emocional e cognitivo, capacitando o aluno a se perceber como apreciador e 
produtor artístico, por meio de sua alfabetização artística e estética. 
Assim, na educação infantil, as atividades artísticas devem fornecer ricas 
oportunidades para o desenvolvimento, disponibilizando as crianças os mais diversos 
tipos de recursos visuais, estéticos e dialógicos. 
Quando as habilidades infantis são estimuladas elas contribuem no processo de 
aprendizagem em arte, desenvolvendo a percepção e a imaginação – recursos 
fundamentais para educação estética. “A educação estética irá contribuir para a 
ampliação das habilidades já existentes, estabelecendo no processo educacional a ponte 
entre o fazer e o refletir (pensar)”. (Fusari 2001, p.60).


O mundo que eu quero pra mim.
Construindo uma relação de interatividade com o meio através do diálogo e da confecção do blocão. 
PEI Elaine

Participar da roda de conversa expressando seus conhecimentos prévios ampliando seu conhecimento de mundo.
Fichas com imagens do meio ambiente abordando a conscientização de que fazemos parte do meio e devemos preservá-lo.
Grafismo expressando sentimentos, desejos
Meio ambiente. 
Contação de história 
Confecção do livro sobre o meio ambiente.
Dialogando sobre o meio ambiente e preservação.
Reproduzindo a história através da pintura, desenho e diversas texturas. A arte como expressão e apreciação.
PEI Elaine
 
 
 

Alimentação saudável. 
Estamos nos preparando para nossa horta.
Preparação da salada.
Manipulando a alface e o tomate explorando características quanto à cor, textura e forma.
Tomatinho vermelho
pela estrada rolou...


 
Trabalhando a escrita dos alimentos desenvolvendo a atenção e o pensamento lógico através do quebra cabeça com as palavras alface e tomate.
Desenvolver a motricidade fina o movimento do numeral (2) e a pressão (força), perfuração.
 PEI Elaine



Confecção do Mobile
dialogando sobre a poluição do ar e os animais que voam. 
Se eu não cuido do ar. O que será das aves? O que será de mim?
PEI Elaine



Parceria e a amor...
Confecção da tartaruga com as turmas M II e EI.



Trabalhando com a música "Dona Aranha". Explorando as diversas possibilidades e integrando áreas de conhecimento, com muita alegria e animação.
Trabalhamos linguagem oral e escrita, sequência e seriação, percepção tátil e visual, corpo e movimento.

Professora Daniele
A dona aranha subiu pela parede

Veio a chuva forte

E a derrubou

 Já passou a chuva
E o sol já vai surgindo
E a dona aranha
Continua a subir
 Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente
 A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte
E a derrubou
 Já passou a chuva
E o sol já vai surgindo
E a dona aranha
Continua a subir
 Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente
 Presta atenção
A dona aranha vai descer...
Olha ela aí
 A dona aranha desceu pela parede
Veio a chuva forte
E a derrubou
 Já passou a chuva
E o sol já vai surgindo
 E a dona aranha
Continua a descer
 Ela é teimosa e desobediente
Desce, desce, desce e nunca está contente
 
Olha ela aí....


Descobrindo que os círculos  são incríveis!


Lugar pra ser feliz!




Um comentário: